Capri Online Nº 53

em 23 de Julho de 2020

Promoções



 

O PÁSSARO-LIRA SOBERBO

 

MENURA NOVAEHOLLANDIAE

Mas não é sua aparência, nem sua dança, que faz deste pássaro terrestre uma das criaturas mais extraordinárias do mundo.
Essa ave talentosa possui a capacidade de imitar praticamente qualquer coisa existente.

O pássaro-lira soberba (Menura novarhollandiae) é uma ave canora australiana, uma das duas espécies da família Menuridae. É uma das maiores aves canoras do mundo, e é famosa por suas elaboradas exibições de cauda e cortejos, além de seu excelente mimetismo de sons.

 

A espécie é endêmica da Austrália e é encontrada em florestas no sudeste do país. Acredita-se que esse pássaro exibe as habilidades de voz mais sofisticadas dentro do reino animal.

 

Ela é endêmica da Austrália e pode ser encontrada nas florestas sudeste da Austrália do sul de Victoria ao sudeste de Queensland. A ave foi introduzida no sul da Tasmânia em 193401954, em meio a temores infundados de que a espécie estava sendo ameaçada de extinção em suas populações continentais.

 

A população das Tasmânia está prosperando e até crescendo, e em todo o resto de seu grande alcance, o Pássaro-lira soberbo é comum, avaliando como sendo de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Esse alcance inclui uma variedade de biomas, incluindo florestas tropicais, subtropicais, temperadas, florestas úmidas secas.

O habitat preferido da ave é em florestas úmidas, onde há uma camada de solo aberto de folhas úmidas sombreadas pela vegetação. Em épocas favoráveis, o alcance do lyrebird é frequentemente estendido para áreas mais secas, além das fontes de água.

 

É um grande passeriforme terrestre do tamanho de faisões, com comprimentos de 86cm (fêmea) a 1m (macho). As fêmeas pesam em torno de 900g e os machos pesam em torno de 1,1kg. A cor da plumagem é predominantemente marrom-escura na parte superior do corpo, com partes inferiores acinzentadas e penas de voo tingidas de vermelho.

 

As asas são curtas e redondas, e são capazes de voar fracamente, sendo usadas principalmente para o equilíbrio ou para deslizar das árvores para o chão. As pernas são poderosas, capazes de correr rapidamente e os pés são fortes o suficiente para mover galhos de até 1- cm de diâmetro. Eles também são famosos por suas caudas ornamentadas. Os machos adultos têm caudas de até 70cm de comprimento, consistindo em dezesseis penas.

 

As duas penas exteriores, os liratos, são largas penas em forma de S, originalmente nomeados por sua semelhança com a forma de uma lira, e têm padrão de cor marrom e amarelo. Entre os liratos estão doze filamentos, penas de farpas prateadas e flexíveis.

 

No centro de cauda estão duas penas medianas prateadas. A cauda da fêmea é menos ornamentada, com lírios mais curtos, penas lisas e largas no lugar dos filamentos.

Em ambos os sexos, os juvenis não possuem penas de cauda ornamentais. A plumagem de cauda evolui para a da ave madura através de uma série de mudas anuais, com penas sofrendo mudanças na estrutura e nos padrões de cores. Os machos atingem a maturidade em 7-9 anos e a fêmea em 6-7 anos. Essas lindas aves normalmente vivem vidas solitárias. Os adultos geralmente vivem isolados em seus territórios, mas as aves jovens sem territórios podem socializar em pequenos grupos que podem ser de um único sexo ou misto.

 

Eles são fortes e não são altamente móveis, permanecendo frequentemente na mesma área durante toda a sua vida. Os territórios dessas aves são geralmente pequenos, e existem diferenças comportamentais conhecidas entre diferentes populações. A dieta do Pássaro-lira consiste principalmente de invertebrados, como minhocas e insetos encontrados no chão da floresta. Há também evidências de que as aves comem fungos.

 

Os Pássaros-lira forrageiam raspando vigorosamente com as patas as camadas superiores do solo, perturbando o solo superficial e a serapilheira.

 

As aves são mais propensas a forragear em vegetação de floresta úmida em relação a áreas mais secas, e em áreas onde a camada de vegetação inferior é aberta e de baixa complexidade, permitindo um bom acesso a fontes de alimento na serapilheira.

 

Há uma forte seleção sexual entre essas aves, com fêmeas que visitam os territórios de vários machos diferentes para escolher os mais desejados com os quais irá copular. Quando um macho encontra uma fêmea, ele executa uma elaborada exibição de acasalamento. Esta exibição incorpora elementos de canto e dança.

 

O macho abana o rabo horizontalmente para cobrir todo o corpo e a cabeça enquanto está em cima de um monte ou elevação. As penas da cauda são vibradas, e ele bate suas asas contra o próprio corpo e se agarra ao redor do monte.

 

Ele também canta em voz alta, incorporando suas próprias vocalizações com imitações de outras chamadas de pássaros.

Um estudo encontro evidências de que a “coreografia de dança” dos Pássaros-lira é altamente coordenada para diferentes tipos de repertório musical.

 

A coordenação do movimento com sinais acústicos é uma característica que se pensava ser única para os humanos e isso também indica alta capacidade cognitiva.

 

Fonte: Revista Passarinheiros & Cia Ed. 113

 

AVES DO PARAÍSO

 

Curl-Crested Manocode

Manucodia Comrii

Foto: Wikipedia

Seu nome em inglês é Curl-crested Manocode, nome inspirado por suas penas enroladas na cabeça. Essa linda Ave do Paraíso mede aproximadamente 43cm de comprimento, tem uma plumagem roxa, preta e verde brilhante, olhos vermelhos e penas na parte superior do peito e pescoço verde-amarelada.

Essas aves vivem principalmente em florestas montanhosas elevadas, nas bordas de florestas, mas também em savanas arborizadas, em parques e até mesmo em jardins. Ambos os sexos são semelhantes com uma fêmea um pouco menor.

Embora não seja o mais vibrante na aparência, o Manucodia é certamente uma espécie evoluída vocalmente. Na maioria das aves, a traquéia se estende diretamente da boca aos pulmões, enquanto nesta espécie se estende em direção à região inferior do tórax e volta para a cavidade abdominal, atingindo os pulmões, que funcionam como um instrumento de sopro com ondulações no som.

Isso produz um som característico, suave e vibrante, perceptível a uma distância considerável. Essas vocalizações são comuns em exibições de namoro, onde os machos seguem insistentemente as fêmeas entre a vegetação, abrindo suas asas e rabo e erguendo seus corpos de uma maneira que destaquem.

Os pares manocodes também vocalizados para defender seus territórios de pares invasores.

Esses pássaros têm hábitos diurnos. A dieta do Manucodia comrii consiste em frutas maduras, alimentando-se principalmente de figos, mas também de insetos os outros pequenos invertebrados.

Eles geralmente vivem em pares ou em pequenos grupos em um único território. A época de reprodução dura de junho a novembro, a construção de ninhos foi registrada em meados de novembro e a postura de ovos ocorre em março e em junho a outubro.

Essa é uma ave estritamente monogâmica, e o casal colabora na construção de um ninho em forma de xícara na bifurcação de um galho. Uma vez que 1-2 ovos são postos, ambos os sexos chocam os ovos e criam seus filhotes.

Período de incubação de filhotes ainda são desconhecidos.

Não está ameaçado, e é bastante comum dentro de uma faixa restrita nas ilhas Trobriand. Talvez o único risco presente em suas vidas é a perda de habitat.

 

Fonte: Revista Pássaros 113

Suscríbete
newsletter
WhatsApp