Antes do fechamento da roda, penduramos a nossa gaiola com o protagonista do dia e aguardamos confiantes o resultado de uma boa performance do nosso passarinho. A nossa ave, seja de que espécie for, trinca ferro, coleira, canário, curió ou bicudo, canta na roda por dois motivos: Ou está defendendo o seu território, o que ocorre na maioria das vezes, ou porque está tentando tomar o território de outro.
Uma ave acasalada, vai atender que tem o seu território estabelecido, e o defenderá a qualquer custo cantando com veemência, impedindo que um outro indivíduo tome o seu território. E, naquele momento do torneio, o seu território é a sua gaiola. A gaiola do torneio, não é, normalmente, a gaiola que a ave mora durante a semana, porém é uma extensão da sua moradia e para que ela consiga ter força, resistência e a fibra de cantar muito e assim defender o seu território. Ela precisa estar muito confiante e essa confiança deve ser oferecida para ave pelo seu proprietário, criador, que deve conhecer as manias e os gostos de cada passarinho, e essa receita é individual e deve ser estudada para cada indivíduo. E conhecer os hábitos e os gostos de cada passarinho é um dever do expositor. Alimentação preferida, posição dos poleiros, posição dos e bebedouros e da própria alimentação, grossura e textura dos poleiros, as grossuras das talas das gaiolas, se a gaiola deve ser de arame, fibra de bambu, a própria cor da gaiola, tudo isso deve ser levado em conta e precisa previamente ser sabido pelo expositor e oferecer assim tudo o que a ave precisa para a sua boa performance. Esse estudo e essas conclusões, demandam de muita atenção do expositor durante as rodas, o criador deve perder a maior parte do seu tempo observando o comportamento da ave. Elas costumam mostrar o que gostam e o que não gostam e até mesmo coisas que as incomodam. Todo detalhe, por mais insignificante que possamos achar que é, deve ser observado. Ave tem que sentir extremamente confiante para que a sua concentração esteja em cantar, cantar e cantar, e que nenhum detalhe que dependa do criador, oferecer à ave na composição da sua gaiola, possa atrapalhar.
É verdade que muitas vezes em determinados recintos de torneios, esses detalhes podem atrapalhar, como a posição de janelas e cores do recinto, baixa iluminação, mas infelizmente isso não depende do proprietário, e sim dos organizadores do evento. Portanto o sentido dessa matéria é despertar em você, amigo criador, a sensibilidade de entender os gostos e as necessidades de sua ave, para proporcionar a ela as melhores condições de bem-estar, aumentado a sua confiança para que, naquele momento nada atrapalhe a sua vontade de cantar, defendendo assim o seu território que, naquelas condições é a sua gaiola. |