Arara Canindé: a mais brasileira de todas é a ave do mês do Grupo Capri!

Postado por Anilhas Capri, em 01 de Dezembro de 2023

Aves


A arara-canindé (Ara ararauna), é uma das aves mais fascinantes e coloridas encontradas na fauna brasileira. Suas cores predominantes não negam: ela é a ave mais brasileira que temos, por isso, fechamos com chave de ouro com essa espécie mais uma edição da "Ave do Mês"!


Com suas vibrantes penas azuis e amarelas, a arara-canindé é uma espécie que não apenas encanta os criadores, mas também, desempenha um papel crucial nos ecossistemas em que habita.


Um pouco mais sobre as características físicas e habitat


A arara-canindé possui penas predominantemente azuis, com áreas amarelas na parte frontal do rosto e nas asas, ela possui um anel de pele nua ao redor dos olhos e uma mandíbula inferior negra que contrasta com o amarelo brilhante da parte superior do bico. Com envergadura de cerca de 100 centímetros, essa espécie apresenta um porte imponente e gracioso.


A arara-canindé é nativa das Américas Central e do Sul, sendo encontrada em uma vasta gama de habitats, incluindo florestas tropicais, savanas e regiões de palmeiras. No Brasil, pode ser avistada em diferentes estados, desde a Amazônia até o Pantanal e a Mata Atlântica. A preferência por áreas com presença de palmeiras é notável, já que essas aves utilizam frequentemente o tronco das palmeiras para nidificação.



(Foto: Joel Santana/ Pixabay)

Comportamento, importância e desafios


As araras-canindé são conhecidas por seu comportamento social altamente desenvolvido, o que atrai ainda mais criadores para esse mundo. Vivem em grupos familiares ou em grandes bandos, podendo se reunir em números impressionantes durante certas épocas do ano. A comunicação entre elas é realizada por meio de vocalizações altas e distintivas, contribuindo para a coesão do grupo e a identificação territorial.


Além de sua beleza evidente, as araras-canindé desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio ecológico. Como frugívoras, ou seja, alimentando-se principalmente de frutas, essas aves contribuem para a dispersão de sementes. Ao ingerirem frutas e depois excretarem as sementes em diferentes locais, colaboram para a regeneração natural das florestas e a diversidade de espécies.


Apesar de sua importância ecológica, as araras-canindé enfrentam ameaças significativas, incluindo a perda de habitat devido ao desmatamento. Por conta disso, a criação dessa espécie em ambiente doméstico é fundamental para a sua preservação.


Assinar nossa
newsletter
WhatsApp