Para você

Últimas Notícias e artigos

GAIOLAS DE COLEIRO. QUAL DEVO USAR?

03 de Fevereiro de 2016

É muito importante saber qual é o tamanho da gaiola que você vai utilizar para manter o seu coleiro, e para qual finalidade ela será utilizada. O tipo de gaiola influenciará e muito em cada uma destas três vertentes. No meu caso, utilizo gaiolas de passeio e voadores para machos. Já as fêmeas ficam nas gaiolas de reprodução.

Hoje em dia a maioria dos criadores de coleiro tem em mente três objetivos:

Apreciação – Pessoas que gostam do canto e tem alguns em casa sem maiores objetivos.
Reprodução – São criadores amadores que reproduzem os coleiros em suas casas.
Torneio – Criadores que visam a disputa em torneios de canto.
No caso da apreciação, é importante que a ave tenha uma gaiola espaçosa para se exercitar durante toda a sua vida, com o intuito de ter saúde ao se exercitar durante os vôos.

Recomendação: gaiola nº5 ou maior, tanto para fêmea ou para o macho.

Na reprodução, existem gaiolas feitas para o macho reprodutor e para a fêmea. A fêmea deve ficar em gaiola grande, preferencialmente em gaiolas de ferro ou inox por questão de higiene, onde a fêmea provavelmente passará toda a sua vida reprodutiva neste tipo de gaiola, portanto a gaiola tem mais espaço do que a gaiola do macho reprodutor. O macho fica em uma gaiola pequena, e esta facilitará a gala por ter passadores em ambos os lados, preferencialmente em gaiolas de ferro ou inox por questão de higiene também, porém nos períodos de muda e preparação para a época de reprodução, os machos devem ficar em voadores grandes para se exercitarem, manterem a boa forma e a sua fertilidade, pois, boatos correm sobre machos confinados terem perdido a fertilidade ao longo do tempo.

Para torneio a gaiola é menor e tem a numeração padrão 3 ou 3,5. De acordo com as regras, podem se utilizar até 6 poleiros para travar a ave (ou seja, ela voa menos e canta mais), mas essa gaiola pequena serve apenas para a disputa ou para o passeio. Ao chegar em casa todo criador deve ter um voador para manter o seu coleiro de torneio, visando boa forma e disposição para o canto. A capa é muito importante neste caso, tanto no voador quando na gaiola de torneio.

Nossos Projetos

WhatsApp