Canário-Belga: dona de um canto belo e melódico, ela é a ave do mês de julho da Capri!

Postado por Anilhas Capri, em 05 de Julho de 2023

Aves


O canário em si, é uma ave das Ilhas Canárias, região da costa do continente africano. Já o canário-belga (Serinus Canaria), é uma ave originária, como o próprio nome diz, da Bélgica, onde até hoje ela é uma ave muito popular como animal de estimação. Se destaca entre as suas principais características o seu tamanho, visto que ela é um animal pequeno, medindo cerca de 12 centímetros de comprimento, pernas compridas, penas lisas e o peito redondo.


Curiosidades


Parte da família dos Fringilídeos, podemos certamente definir o canto do canário-belga como uma das características que mais chamam a atenção. Ele é melodioso e extremamente marcante. Quanto às colorações e variações estéticas dessa espécie, podemos mencionar as aves com plumagens no amarelo, branco, laranja e até mesmo com penas mescladas. Ao todo, existem mais de 400 variações, por mais que o canário amarelo seja, certamente, o mais comum entre todos eles, inclusive, no Brasil.


Podemos destacar entre outras variações:


- Canário-belga salsa;

- Canário-belga vermelho;

- Canário-belga azul;

- Canário-belga preto.


Os canários belgas são muito apreciados por criadores de aves e por amantes da ornitologia por serem aves sociáveis e que gostam de viver em pares ou em grupos, sendo comum o uso de gaiolas para mantê-los em casa. Além disso, são aves muito resistentes e saudáveis quando bem cuidados.



Foto: Ralph por Pixabay

Reprodução e alimentação

A reprodução dos canários belgas é relativamente fácil. Eles costumam se reproduzir na primavera e no verão, período em que as fêmeas ficam mais receptivas ao acasalamento. É importante oferecer aos canários belgas um ninho confortável e uma alimentação rica em proteínas para garantir o sucesso da reprodução. Essa que deve ser balanceada e rica em nutrientes. Eles devem ser alimentados com uma mistura de sementes própria para canários, frutas e verduras frescas. É importante oferecer água limpa e fresca diariamente para manter os canários belgas hidratados e saudáveis. Se bem cuidados, o tempo de vida do seu companheiro canário-belga pode durar entre 10 a 15 anos!

Além de uma boa alimentação, podemos destacar a escolha de uma boa gaiola (o maior possível, de preferência) e a higiene como outros pontos fundamentais para a qualidade de vida desse animal. Fazer os exames de saúde do seu plantel de canários-belgas é outro fator determinante.



Foto: Rafael Rabassa Pérez por Pixabay

Grupo Capri, próximo a você em todo o ciclo da criação!



Assinar nossa
newsletter
WhatsApp