Capri Online Nº 65

em 17 de Maio de 2022

Promoções



A Gaiola é o território

Por Edilson Guarnieri

Preparamos a nossa ave durante toda a semana, e fazemos a mexida que já descobrimos ser certa depois de muito trabalho.

Fazemos a inscrição, emitimos a GTA e guardamos toda nossa adrenalina para o dia da competição.

Antes do fechamento da roda, penduramos a nossa gaiola com o protagonista do dia e aguardamos confiantes o resultado de uma boa performance do nosso passarinho.

 

A nossa ave, seja de que espécie for, trinca ferro, coleira, canário, curió ou bicudo, canta na roda por dois motivos:


Ou está defendendo o seu território, o que ocorre na maioria das vezes, ou porque está tentando tomar o território de outro.

 

Uma ave acasalada, vai atender que tem o seu território estabelecido, e o defenderá a qualquer custo cantando com veemência, impedindo que um outro indivíduo tome o seu território. E, naquele momento do torneio, o seu território é a sua gaiola.

 

A gaiola do torneio, não é, normalmente, a gaiola que a ave mora durante a semana, porém é uma extensão da sua moradia e para que ela consiga ter força, resistência e a fibra de cantar muito e assim defender o seu território.

 

Ela precisa estar muito confiante e essa confiança deve ser oferecida para ave pelo seu proprietário, criador, que deve conhecer as manias e os gostos de cada passarinho, e essa receita é individual e deve ser estudada para cada indivíduo.

 

E conhecer os hábitos e os gostos de cada passarinho é um dever do expositor.

 

Alimentação preferida, posição dos poleiros, posição dos e bebedouros e da própria alimentação, grossura e textura dos poleiros, as grossuras das talas das gaiolas, se a gaiola deve ser de arame, fibra de bambu, a própria cor da gaiola, tudo isso deve ser levado em conta e precisa previamente ser sabido pelo expositor e oferecer assim tudo o que a ave precisa para a sua boa performance.

 

Esse estudo e essas conclusões, demandam de muita atenção do expositor durante as rodas, o criador deve perder a maior parte do seu tempo observando o comportamento da ave.

 

Elas costumam mostrar o que gostam e o que não gostam e até mesmo coisas que as incomodam.

 

Todo detalhe, por mais insignificante que possamos achar que é, deve ser observado.

 

Ave tem que sentir extremamente confiante para que a sua concentração esteja em cantar, cantar e cantar, e que nenhum detalhe que dependa do criador, oferecer à ave na composição da sua gaiola, possa atrapalhar.

É verdade que muitas vezes em determinados recintos de torneios, esses detalhes podem atrapalhar, como a posição de janelas e cores do recinto, baixa iluminação, mas infelizmente isso não depende do proprietário, e sim dos organizadores do evento.

 

Portanto o sentido dessa matéria é despertar em você, amigo criador, a sensibilidade de entender os gostos e as necessidades de sua ave, para proporcionar a ela as melhores condições de bem-estar, aumentado a sua confiança para que, naquele momento nada atrapalhe a sua vontade de cantar, defendendo assim o seu território que, naquelas condições é a sua gaiola.

 

Fonte: Passarinheiros & Cia - Ed. 114

www.passarinheirosecia.com.br/tv/

LAUDO DE ORIGINALIDADE

Você já conhece o laudo de Originalidade?
O Laudo de Originalidade Anilhas Capri, trás maior segurança para criadores que desejam transferir e receber aves em seu plantel.
Com o Laudo fica muito mais fácil garantir a veracidade de uma anilha.
As fotos enviadas pelos criadores são analisadas em nosso banco de imagens. É utilizado diâmetro, estado, número, sequencial e marca d’água para efetuar o comparativo.

Quando devo emitir o laudo de originalidade?
Ao transferir uma ave ou receber uma ave de outro criatório.
Com o Laudo de Originalidade, você tem mais segurança e pode fazer a transferência sem medo de receber uma ave com uma anilha não comprovada.

LAUDO FÍSICO
Ao adquirir o Laudo físico será encaminhado para o seu endereço, você leva também 1 anilha em aço inox, folheada a ouro! R$69,00

LAUDO DIGITAL
Ao adquirir o Laudo digital, você recebe um desconto de 10% para qualquer dos nossos produtos na sua próxima compra! R$59,00

Aproveite que a promoção é limitada até dia 25 de maio de 2022.




Assinar nossa
newsletter
WhatsApp