Conheça o perfil e o comportamento do coleiro-baiano, nossa ave do mês de novembro!

Postado por Anilhas Capri, em 01 de Novembro de 2023

Aves


Conheça o perfil e o comportamento do coleiro-baiano, nossa ave do mês de novembro!

O "Coleiro-baiano", também conhecido como Sporophila nigricollis, é uma espécie de ave passeriforme da família Thraupidae. É uma das espécies com maior distribuição no Brasil, podendo ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Este pássaro tem um tamanho médio de 11 centímetros e pesa cerca de 15 gramas. Sua coloração é predominantemente cinza no dorso e branca na parte inferior, com uma característica faixa preta atravessando o peito. Uma das principais características do coleiro-baiano é o seu canto. Este é composto por uma sequência de notas altas e baixas, emitidas rapidamente. O canto é utilizado para demarcar território e atrair as fêmeas durante a época de acasalamento.

(Foto: Reprodução/ Site FEOMG)

O coleiro-baiano é uma espécie onívora e se alimenta de uma grande variedade de sementes, frutas e insetos. Ele tem uma preferência especial por sementes de gramíneas, que compõem a maior parte de sua dieta. A sua reprodução acontece durante a estação chuvosa. A fêmea constrói o ninho em forma de taça, utilizando gramíneas e folhas. A postura é de, em média, dois ovos, que são incubados pela fêmea durante cerca de duas semanas. Os filhotes são alimentados por ambos os pais até que sejam capazes de voar e se alimentar sozinhos.

Tem um coleiro-baiano em seu plantel? Que tal deixá-lo seguro e anilhado com quem mais entende de assunto? Venha já conferir nossas anilhas personalizadas e os exames de sexagem que são perfeitos para o seu plantel!

Assinar nossa
newsletter
WhatsApp