Territorial e dona de um canto extremamente forte: conheça o "Trinca-ferro-verdadeiro", nossa ave do mês de agosto!

Postado por Anilhas Capri, em 07 de Agosto de 2023

Matérias


Nativa da América do Sul, o trinca-ferro verdadeiro (saltator similis) pertencente à família Thraupidae, pode ser encontrado em diversos países, incluindo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Sua maior característica é, sem dúvida alguma, o seu canto melodioso e forte. Por conta disso, ela é uma das aves mais populares entre os criadores e amantes da ornitologia em nosso continente. Também conhecido como "pixarro", o trinca-ferro é uma das aves mais icônicas da Mata Atlântica brasileira.

Quanto ao seu porte, podemos dizer que o trinca-ferro é um pássaro de porte médio, com cerca de 20 centímetros de comprimento, em média. Possui um bico forte e curvo, ideal para quebrar sementes e frutas, que compõem a maior parte da sua dieta. Sua plumagem é predominantemente verde, com algumas variações de acordo com a subespécie.

Comportamento e alimentação

O trinca-ferro-verdadeiro é uma ave territorial e solitária, ao contrário de várias outras. Sua preferência é viver em áreas de mata fechada e cerrado. Durante o período de acasalamento, os machos costumam cantar para atrair as fêmeas e marcar o seu território. O canto do trinca-ferro-verdadeiro é composto por três notas distintas, daí o seu nome popular. Essa espécie é uma ave frugívora e insetívora, ou seja, se alimenta de frutas e insetos. É territorialista e monogâmico, construindo seus ninhos em galhos de árvores e arbustos, geralmente a uma altura média de 2 a 3 metros do solo. A fêmea é semelhante ao macho, mas com cores mais discretas.

Você sabia a origem do nome "trinca-ferro"?

Outras curiosidades

Se destacam como outros pontos característicos e curiosos do trinca-ferro o fato dela ser uma ave muito resistente e adaptável, sendo capaz de sobreviver em áreas urbanas e rurais. Algo mais próximo da realidade da área profissional da criação, são as competições entre aves. No Brasil, é comum a realização de torneios de canto de trinca-ferro, nos quais os pássaros são avaliados pela qualidade e duração do seu canto. Por fim, vale lembrar que existem diversas subespécies de trinca-ferro, com variações na plumagem e também em seu canto.

Por conta de todos esses fatores, não é difícil explicar o motivo delas serem aves fascinantes, com características e comportamentos únicos. Infelizmente, o trinca-ferro é uma das espécies de aves mais visadas pelo tráfico de animais silvestres no Brasil. A captura e comércio ilegal dessa ave é um grande problema para a sua conservação e, por isso, é importante denunciar qualquer atividade suspeita. Com a conscientização da população e o fortalecimento das leis de proteção à fauna brasileira.

Assinar nossa
newsletter
WhatsApp