Reforçando o compromisso Capri com o criador, desenvolvemos essa página onde você tem acesso à tudo que precisa saber sobre o SISPASS para voltar a fazer suas transferências.
Conte sempre com a Capri
Reforçando o compromisso Capri com o criador, desenvolvemos essa página onde você tem acesso à tudo que precisa saber sobre o SISPASS para voltar a fazer suas transferências.
Conte sempre com a Capri
COMPRANDO SEU CERTIFICADO DIGITAL PARA ACESSO AO SISPASS
Pensando em ajudar você, criador, preparamos um vídeo com um passo a passo do processo de compra do seu Certificado Digital para acessar o Sistema SISPASS.
Clicando no botão abaixo você será redirecionado para uma página exclusiva para a compra do seu Certificado Digital.
ETAPAS PARA ACESSO AO SISPASS
Preparamos uma série de vídeos focados em ajudar você, criador, a voltar a fazer suas transferências com toda a segurança.
INSTALANDO O CERTIFICADO DIGITAL PARA ACESSO AO SISPASS
INSTALANDO NO CELULAR E AUTORIZANDO OUTROS DISPOSITIVOS
ACESSANDO O SISTEMA SISPASS COM SEU CERTIFICADO DIGITAL
ACESSANDO O SISPASS PELO CELULAR
autorizando pelo SafeID
com código de verificação
ACESSANDO O SISPASS PELO CELULAR
autorizando pelo SafeID
sem código de verificação
DEPOIMENTOS
O criador tem suporte total do nosso time em todo o processo de compra e emissão do certificado digital para acesso ao SISPASS aqui com a Capri.
Veja o depoimento dos criadores:
Desde o dia 22 de março de 2024, o acesso às transferências no sistema SisPass (e demais funcionalidades) só é possível mediante a utilização do certificado digital.
O certificado digital do SisPass garante autenticidade às operações realizadas pelos usuários, que terão pleno acesso às ferramentas disponíveis na plataforma ao utilizarem o certificado do tipo A3. Isso permite também a alteração do plantel em operações como transferências, solicitações de anilhas, transportes, registro de fugas, de nascimentos, de furtos, de óbitos e outras informações.
Se você ainda não emitiu o seu, o momento é agora!
IBAMA INFORMA
Sistema SisPass terá maior segurança na gestão do plantel
O Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) terá importante avanço em seu módulo de segurança: a implementação do certificado digital do tipo A3, que ocorrerá a partir do próximo dia 22 de março. Essa reformulação representa um grande avanço para o combate às fraudes…
DÚVIDAS FREQUENTES
É um Novo Sispass?
Não. A implementação do certificado digital do tipo A3, e-CPF, tem a finalidade apenas e exclusiva de elevar o nível de segurança do Sistema (Sispass), evitando o acesso indevidos aos dados do criador amador, a autenticidade das operações realizadas no sistema e a segurança das informações. Após a implementação do certificado digital, o Sispass continuará com o mesmo formato/configuração do atual, ou seja, as ferramentas e as operações serão as mesmas (sem alteração na forma ser operar).
O que é o certificado digital?
O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa física ou jurídica que o utiliza. É uma identidade eletrônica/virtual específica para essa pessoa, a qual confere validade jurídica e devida segurança em operações digitais. É dispositivo protegido por criptografia.
Por que está sendo implementado o certificado digital para acesso ao Sispass?
O certificado digital para acesso ao Sispass está sendo implementado para aprimorar questões de segurança ao sistema e aos próprios usuários do sistema. Ela é motivada, entre outras, pela verificação de ocorrência de fraudes envolvendo, em especial, operações de transferência de Passeriformes. É importante destacar que tal implementação promoverá maior segurança para os próprios usuários do sistema, reduzindo as chances de
Qual é o tipo de certificado digital que será aceito para acesso ao Sispass?
O tipo de certificado digital que será aceito para acesso ao Sispass é o tipo A3, e-CPF, emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que é uma autarquia federal criada com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). Os certificados digitais do tipo A3, são armazenados em mídias portáteis, como token USB (semelhante a pen drive), cartão com chip (semelhante a cartão de crédito magnético), ou ainda em nuvem. Assim, o usuário do Sispass deverá estar bastante atento a essas especificações para que possa adquirir o tipo correto de certificado digital visando o efetivo acesso ao sistema.
Por quanto tempo pode valer um certificado digital A3, e-CPF, para acesso ao Sispass?
O certificado digital do tipo A3 pode ter validade de 1 a 5 anos, cabendo ao usuário do Sispass decidir pela validade que lhe for mais conveniente. Vale salientar que, ao final da validade de um certificado digital, e permanecendo o interesse em continuar efetuando operações dentro do sistema, o usuário deverá providenciar a aquisição de novo certificado A3 para que não veja interrompido o seu acesso pleno às transações no âmbito do Sispass.
Há obrigatoriedade para aquisição desse certificado digital para acesso ao Sispass?
A princípio não há obrigatoriedade de aquisição de certificado digital para continuar utilizando o sistema, mas será necessária a aquisição de certificado digital A3, e-CPF, tanto pelos criadores atuais como pelas pessoas que iniciem as atividades de criação amadora para alterar os dados do plantel ou de anilhas, conforme explicado abaixo: Assim que o certificado digital for implementado, o criador amadorista ainda poderá acessar o Sispass sem o certificado digital para realizar operações simples como: consultar pedido de anilha; visualizar anilhas; incluir, alterar e excluir dados; informações e consultas (apresentação, resumo das operações, licença do criador, licença de transporte, licença de pareamento, transferências solicitadas e histórico de anilhas); emitir licença e boleto; emitir de relação de Passeriformes; além de acesso aos boletins de avisos e comunicados Sispass. Após a implementação, todas as operações no Sispass que impliquem em alterações em quantitativos de plantel somente poderão ser efetuadas por criadores amadoristas que tiverem adquirido e instalado certificado tipo A3 (e-CPF), a saber: declarações (declarar de óbito, definir sexo, fuga de ave, furto/roubo de ave e nascimento); anilhas (cancelar solicitação, confirmar entrega (fábrica anilha), excluir, renovar/revalidar, solicitar e vincular anilha); transferências (cancelar, confirmar e solicitar); transporte (cancelar, pareamento, solicitar). Desse modo, somente para quem deseja efetuar tais operações no sistema, há obrigatoriedade para essa aquisição.
Quando será implementado o certificado digital para acesso ao Sispass?
O certificado digital para a acesso ao Sispass tem previsão de ser implementado em 22 de março de 2024, conforme divulgado em site do Ibama.
Quanto tempo será concedido para aquisição do certificado digital antes que ele seja implementado?
Conforme destacado, o prazo para tal aquisição coincide com o prazo previsto para a implementação do certificado digital (22/03/2024), divulgado no site do Ibama.
Após a implementação do certificado digital, o que ocorrerá com o acesso ao Sispass?
Conforme destacado na resposta à pergunta 5, após a implementação do certificado digital, o usuário que não tiver o certificado A3 e-CPF terá acesso apenas a algumas funcionalidades, como consultas e emissão de licenças e boletos (ver item 5), não podendo mais efetuar operações de alteração de plantel ou anilhas. Todavia, com o certificado digital, poderá acessar todas as ferramentas disponíveis ao criador no Sispass.
Caso um usuário do Sispass não consiga adquirir o certificado digital até o fim do prazo concedido, ainda assim poderá adquiri-lo posteriormente para acesso pleno ao sistema?
Sim. Uma vez que seja implementado o módulo de segurança no sistema, o criador que adquirir e instalar o certificado digital, a qualquer tempo, poderá acessar todas as funcionalidades do Sispass a partir do momento em que tiver instalado o certificado do criador. De todo modo, é importante novamente frisar que, assim que for implementado, o usuário que ainda não tiver o certificado digital não poderá efetuar operações no sistema.
Como faço para instalar um certificado digital do tipo A3, e-CPF, para acessar o Sispass?
As orientações para instalação de um certificado digital devem ser fornecidas pela empresa (credenciada pelo ITI) que vendeu o dispositivo ao usuário. No geral, há a disponibilização de um passo a passo para demonstrar essa instalação.
Aqui na Capri, criamos uma série de videos para te ajudar em todas as etapas.
Após a implementação do certificado digital do tipo A3, e-CPF, os criadores amadores poderão acessar ao sistema (Sispass) pelo SouGov?
Sim, os criadores amadores poderão acessar aos Serviços Ibama, em especial o Sispass, por umas das opções do Sougov: login/senha SouGov, login com seu banco, Seu aplicativo gov.br, Seu certificado digital, Seu certificado digital em nuvem. Entretanto, somente terão acesso às ferramentas: declarações (declarar de óbito, definir sexo, fuga de ave, furto/roubo de ave e nascimento); anilhas (cancelar solicitação, confirmar entrega (fábrica anilha), excluir, renovar/revalidar, solicitar e vincular anilha); transferências (cancelar, confirmar e solicitar); transporte (cancelar, pareamento, solicitar) os criadores com certificados digital do tipo A3, e-CPF, e utilizando as opções do Sougov: Seu certificado digital, Seu certificado digital em nuvem.
Após instalado o certificado digital, o criador amador deverá acessar o Sispass por meio do “Acesso com certificado digital”, conforme demontrado no video que preparamos para você, criador.